Metabolismo Celular
Os lipídios são substâncias pouco solúveis em água e constituem uma reserva de energia que é aproveitada na ausência de carboidratos. Lipídios fazem parte da membrana das células, ou seja, participam de sua estrutura. Os lipídios também ajudam na manutenção da temperatura do corpo, formando uma camada isolante sob a pele, que evita a perda de calor.
Os lipídios podem ser de origem animal ou vegetal. Os lipídios de origem animal localizam-se na gema do ovo, nas carnes, no leite e derivados como queijo, manteiga, iogurte etc. Como exemplo tem o colesterol, a cera produzida pelas abelhas, e entre outros. Muitas doenças estão associadas a um consumo elevado de lipídios de origem animal.
Os lipídios de estirpe vegetal encontram-se nos óleos vegetais, como azeite de oliva e o óleo de girassol, no abacate, no amendoim e nas nozes, entre outros.
Tem como funções:
Fonte energética: Fornecem mais energia que os carboidratos, porém, não são preferencialmente usáveis pela célula. Toda vez que a célula eucarionte necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de uma mitocôndria, para depois consumir os carboidratos.
Estrutural: Certos lipídios fazem parte da composição das membranas celulares, que são formadas pela associação de lipídios e proteínas. Os mais importantes são: os fosfolipídios e o colesterol.
Isolante térmico: Auxiliam na manutenção da temperatura dos animais endotérmicos, por meios de uma camada de tecido denominado hipoderme, a qual protege o individuo contra as variações de temperatura.
Os lipídios podem ser classificados em:
Glicerídeos: São as gorduras e os óleos (triglicerídeos). Possuem elevados teores energéticos e são os principais componentes lipídios da dieta humana. As moléculas dos glicerídeos podem ter um, dois ou três ácidos graxos associados ao glicerol. Ácidos graxos são compostos de longas cadeias carbônicas, saturados ou não, que formam os ésteres das gorduras e dos óleos.
Cerídeos ou velas: São