MET FORA DO ORGANISMO
Disciplina: Teorias da Administração Contemporânea
Professor: Juliana Goulart Soares
Curso: Administração /2015
GRESIELLE FERNANDA ASSUNÇÃO PAIVA
METÁFORA DO ORGANISMO
A metáfora ajuda a entender as organizações como conglomeradas de seres humanos, negócios e necessidades técnicas. Encorajando a aprender a arte da sobrevivência e desenvolver sistemas orgânicos a permanecer abertos a novas mudanças.
A metáfora oferece uma forma eficiente de ver a estratégica, mostrando que a perspectiva mecânica é tão popular na administração. Ela sugere que diferentes ambientes favorecem diferentes espécies de organizações em diferentes métodos.
Desta forma, vemos como sistemas vivos, que existem em ambientes mais amplos dos quais dependem para satisfação de varias necessidades. Notamos que certas espécies de organização se adaptam melhor a determinadas condições ambientais do que outras.
A metáfora organista ajudou a identificar e a estudar diferentes necessidades organizacionais como:
Organizações como sistema abertos;
O processo de adaptação ao ambiente;
Ciclo de vida organizacional;
Fatores que influenciam a saúde e o desenvolvimento organizacional;
As relações entre espécie.
Em conjunto, tiveram grande impacto sobre a maneira como vemos a organização.
Estudos visam basicamente investigar a relação entre condições de trabalho e a incidência de fadiga e tédio entre os empregados. Ao identificar a importância das necessidades sociais no ambiente de trabalho e o fato de que grupos de trabalho podem satisfazer estas necessidades. A motivação de trabalho tornou-se tão importante quanto a relação entre indivíduos e grupos.
A teoria de motivação de Abrahm Maslow apresentava o ser humano como tipo de organismo psicólogo lutando para satisfazer suas necessidades. Está teoria, sugere que os seres humanos são motivados por uma hierarquia de necessidades que vão do fisiológico ao social e ao psicológico ou simplesmente oferecendo