Mestres da gestao
1.Os Mestres da Gestão
1.1 Charles Handy
Charles Handy é um autor irlandês, filósofo e especializado em comportamento organizacional e gestão. Licenciou-se em Oxford na Oriel College. Após a primeira experiencia de trabalho como economista, optou por fazer o MBA, ou seja, uma formação geral de pós-graduação em gestão, na Sloan School Management, Estados
Unidos. Voltou ara Londres para coordenar a London Business School. Handy refere d a emergência de uma nova era marcada pela irracionalidade, paradoxos e incertezas.
Para este as organizações do futuro serão as “três I”, Informação, Inteligência e
Ideias. Nessas organizações, são grandes as exigências relacionadas à gestão das pessoas - “A organização sábia já se encontra consciente de que seu pessoal sagaz não pode ser facilmente definido como trabalhadores ou gerentes, mas como indivíduos, especialistas, profissionais liberais, executivos ou líderes, e que essas pessoas e a própria organização também precisam ter uma obsessão pela busca do aprendizado se quiserem acompanhar o ritmo da mudança”.
Um mestre da gestão com um olho nas consequências sociais
“Estou convencido de que a organização do futuro será de tipo federal. O federalismo é uma forma de associar corpos independentes em prol de uma causa comum”.
1.2 Peter Drucker
Peter Ferdinand Drucker foi um filósofo e economista de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações.
Afirmava que a empresa que conseguir vender o produto correcto, para o cliente correcto, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, poderá tornar a venda automática em função de a demanda ter sido correctamente equacionada e trabalhada.
A “MAnagement Theory, ou seja teoria da administração tem todos origem nas obras de Ducker.
É