Mestre
O capital humano cada vez mais vem ganhando significativo valor para as empresas. Por isto é considerado como fator determinante para o crescimento das organizações, sendo utilizado como um diferencial competitivo para mantê-las no mercado e colaborando para manter clientes fiéis e satisfeitos.
Para ARAUJO (2006, p. 234), “a empresa que deseja manter a competitividade precisa encantar os clientes oferecendo algo completamente inusitado”, fazendo com que o cliente se sinta maravilhado com algo que a empresa produziu ou procurou servir.
Diante do atual cenário onde o mercado esta voltado para o cliente, a única forma de conquistar e reter clientes é prestando um serviço excelente. Mas é preciso lembrar que os funcionários têm expectativas e por isto são o primeiro mercado para a organização, devendo ser tratados como clientes e respeitados como pessoas.
Como a percepção dos funcionários sobre a empresa tem um valor significativo no comprometimento e obtenção de resultados positivos para a empresa e fortalecimento da marca é necessário que todos estejam envolvidos nos processos, trabalhando em sintonia, que conheçam os valores, a visão e a missão da organização e realmente acreditem neles.
“A sintonia entre as pessoas e a estrutura é um requisito fundamental para o sucesso da organização. Torna-se, portanto, importante uma seleção criteriosa das pessoas e um delineamento adequado da estrutura para a obtenção dessa sintonia” (ANDRADE, 2010, p. 99)
Na busca de aumentar o comprometimento dos funcionários com os objetivos das organizações podemos citar o uso do Endomarketing como uma das alternativas mais modernas.
Endomarketing como estratégia de gestão de pessoas
O endomarketing ou marketing Interno, como também é conhecido, está diretamente ligado à comunicação interna, buscando aliar técnicas de marketing a conceitos de Recursos Humanos. Sua função é atrair e reter seu primeiro cliente: O cliente