Dimensionamento de condutores
DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS
INTRODUÇÃO
Os fatores básicos que envolvem o dimensionamento de um condutor são: – tensão nominal; – freqüência nominal; – potência ou corrente da carga a ser suprida; – fator de potência da carga; – tipo de sistema: monofásico, bifásico ou trifásico; – método de instalação dos condutores; – tipos de carga: iluminação, motores, capacitores, etc.; – distância da carga ao ponto de suprimento; – corrente de curto-circuito.
Os elementos de proteção do cabo devem estar definidos para que as sobrecargas ou sobrecorrentes não afetem a sua isolação.
FIOS E CABOS CONDUTORES
Os fios e cabos são isolados com diferentes tipos de compostos isolantes, sendo os mais empregados o PVC (cloreto de polivinila), o EPR (etileno-propileno) e o XLPE (polietileno reticulado), cada um com suas características químicas, elétricas e mecâ-nicas próprias.
[pic][pic][pic]
Cabo isolado Cabo unipolar Cabo tripolar
Os cabos de alta tensão têm uma constituição bem mais complexa do que os de baixa tensão, devido aos elevados gradientes de tensão de campo elétrico a que são subme-tidos.
A isolação dos condutores isolados é designada pelo valor nominal da tensão entre fa-ses que suportam, padronizados pela NBR 6148 em 750 V.
A isolação dos condutores unipolares é designada pelos valores nominais das tensões que suportam, respectivamente, entre fase e terra e entre fases, padronizados pela NBR 6251 em 0,6 / 1 kV para fios e cabos de baixa tensão e em 3,6 / 6 kV – 6 / 10 – 8,7 / 15 e 12 / 20 kV para cabos de média tensão.
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO
Depende da grandeza da carga da instalação e do seu tipo.
Sistema monofásico a dois condutores (F – N)
Sistema utilizado em instalações residenciais e em pequenos prédios comerciais.
Sistema monofásico a três condutores
Empregado em pequenas instalações comerciais e residenciais, onde há carga de