Dimensionamento Condutores disco
1
DIMENSIONAMENTO DA SEÇÃO NOMINAL DE CONDUTORES
Existem dois métodos de cálculo para se determinar à seção nominal dos condutores que alimentam os circuitos das instalações elétricas. Em ambos, deve-se conhecer a CORRENTE NOMINAL (In) que circula pelos condutores do circuito, também denominada de corrente de projeto (Ip).
Os métodos utilizados são:
a) Limite de queda de tensão - leva em consideração valores máximos permissíveis de queda de tensão, em função do comprimento do circuito;
b) Capacidade de condução de corrente (ampacidade) - considera a máxima corrente que passará pelos condutores que alimentam o circuito, sem aquecimento excessivo.
Quando necessário, os dois métodos devem ser utilizados, adotando-se para o condutor, a MAIOR seção nominal encontrada.
Para projetos residenciais e comerciais de pequeno e médio porte, geralmente, o método da capacidade de condução de corrente é suficiente, sendo, portanto, o mais utilizado.
MÉTODO DA CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE
Para a determinação da seção nominal dos condutores através desse método, deve-se conhecer os seguintes parâmetros do circuito:
a)
b)
c)
d)
e)
a corrente de projeto; o número de condutores carregados; a maneira de instalar dos condutores; a temperatura ambiente do local por onde ele passa; o tipo de isolação dos condutores;
a) corrente de projeto: é determinada em função do tipo de alimentação do circuito, devendo-se conhecer sua potência nominal. Para tanto se utiliza a equação abaixo:
IP =
P ( watt )
VFN ⋅ cos φ
para circuitos monofásicos ( FN ; FF ; FFN)
onde:
P - é a potência nominal do circuito ou equipamento, dada em watt;
VFN - é a tensão entre fase-neutro do circuito, dada em volt; cos φ - é o fator de potência do circuito ou do equipamento.
OBS: Para os circuitos Fase-Fase, muda-se, na expressão acima, apenas a tensão VFN pela tensão VFF que é a tensão entre fases;
Dimensionamento de Condutores