Mestre
Ruben George Oliver
Antropologia associada ao estudo das sociedades simples, em sua maioria tribais e que vivem no campo.
Antropologia urbana – tem a cidade como pano de fundo para estudos sociais. Trabalhos como minoria étnica e racial, sobre ceitas e manifestações religiosas. Migração rural-urbana ou população favelada natureza urbano-industrial.
Estudo antropológico urbano coloca de saída a questão da utilização de métodos e técnicas antropológicas no estudo de sociedade complexas.
Antropologia social – surge na Grã-Bretanha, principal potencia mundial industrial, com várias colônias primitivas prontas a serem estudadas. Objeto de estudo sempre os outros, a cultura diferente da nossa.
Impasse – antropologia elaborar um modelo geral mas não formal da sociedade complexa que permita preservar a particularidade das situações concretas que analisa.
Dificuldades – tentar interpretar sua própria cultura (falta de distanciamento) e questionar seus pressupostos que são muitas vezes aceitos como fatos inquestionáveis pela maioria da população e pesquisadores
Observação participante – cultura como fenômeno produzido pelo homem em suas relações sociais.
O ofício de Etnólogo, ou como ter “Anthropological Blues”
Roberto da Matta
Fases da etnologia:
Uso e abuso da cabeça – domínio do teórico-intelectual, separação do pesquisador do objeto de estudo. O conhecer é amplo, mas exclusivamente teórico. Não vivenciado.
Período prático – antevéspera da pesquisa. Planejamento logístico da pesquisa.
Pessoal ou Existencial – ligações do meu caso que devem ser extraídas. Deve sintetizar a biografia com a teoria, a prática do mundo com o ofício.
Necessidade absoluta de coleta de bom material, dados que permitam um diálogo mais intenso e mais profícuo com as teorias conhecidas.
Notes and Queries in Anthropology
Guia de investigação de dados culturais
Anthropological Blues – se quer descobrir os aspectos