Acidente vascular cerebral
Ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE). É a doença que mais causa mortes e incapacidade física no Brasil.
Tipos de AVC * Isquêmico: Entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.
Sintomas
*Perda repentina da força muscular e da visão;
* Dificuldade de comunicação oral; * Tonturas;
* Formigamento num dos lados do corpo;
* Alterações da memória. * Algumas vezes, esses sintomas podem ser transitórios – ataque isquêmico transitório (AIT). * Hemorrágico: Rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro. Em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.
Sintomas
* Dor de cabeça;
* Edema cerebral;
* Aumento da pressão intracraniana;
* Náuseas e vômitos;
* Déficits neurológicos semelhantes aos provocados pelo acidente vascular isquêmico. Tratamento
O tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada por um AVC dependerá sempre das particularidades que envolvam cada caso. Mas existem três estágios de tratamento do acidente vascular cerebral: tratamento preventivo, tratamento do acidente vascular cerebral agudo e o tratamento de reabilitação pós-acidente vascular cerebral.Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde,