Mestre
Sistema Sócio econômico onde os meios de produção são de propriedade privada. Os donos dos meios de produção são chamados de burgueses ou capitalistas e os que não possuem os meio de produção são chamados de proletários ou trabalhadores. Os trabalhadores vendem sua força de trabalho os capitalistas através dos salários.
Características do Capitalismo: A. Propriedade privada dos meios de produção: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. B. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital. C. Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou com pouca intervenção do estado. D. Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo, é a distinção entre duas classes sociais, de um lado está uma minoria denominada de capitalistas ou donos dos meios de produção e de capitais, e do outro lado a maioria chamada proletários. E. Lei da oferta e da procura: os preços das mercadorias variam de acordo com a procura pó parte do consumidor e com quantidade do produto em oferta, isto é colocada à venda. F. Concorrência: para obter maior rentabilidade possível, as empresas buscam oferecer produtos de qualidades a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores.
2. Socialismo:
A implantação do socialismo ocorreu somente no século XX, quando o governo monarquista foi derrubado pela revolução russa, dando origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Na segunda metade do século XX, o socialismo ganhou outros adeptos, como os países do Leste Europeu, além da China, Cuba e algumas nações africanas e asiáticas. No entanto, com configurações socialistas distintas.
As características do socialismo são completamente diferentes em relação ao capitalismo, a seguir veja os principais aspectos socialistas:
• Meios de produção socializados: no socialismo