Economia
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Capítulo 1: Aspectos Demográficos
A demografia traz elementos importantes na compreensão de problemas econômicos
• População potenciais consumidores. • População economicamente ativa potenciais trabalhadores/produtores. • Alterações na composição etária ou na distribuição regional da população têm importantes implicações sobre o país:
países de população jovem: preocupação com a construção de creches, escolas etc.. países com população idosa dedicam parte significativa de seus recursos à previdência social.
CRESCIMENTO POPULACIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
• Corrente neomalthusiana: a população tem tendência a crescer mais que a produção de alimentos o que gera pobreza e fome.
Necessário políticas de controle de natalidade
• Críticos: neomalthusianos não dão devida atenção ao progresso tecnológico
– ressaltam aspectos positivos de “populações grandes” como a possibilidade de haver economias de escala
• Teoria Populacional Neomalthusiana é a atualização da Teoria Populacional Malthusiana, criada pelo demógrafo Thomas Malthus. Para os neomalthusianos, a superpopulação dos países era a causa da pobreza desses países Com a nova aceleração populacional, voltaram a surgir estudos baseados nas idéias de Malthus, dando origem a um conjunto de formulações e propostas denominadas Neomalthusianas. Novamente os teóricos explicavam o subdesenvolvimento e a pobreza pelo crescimento populacional, que estaria provocando a elevação dos gastos governamentais com os serviços de educação e saúde. Isso comprometeria a realização de investimentos nos setores produtivos e dificultaria o desenvolvimento econômico.
• Para os neomalthusianos, uma população numerosa seria um obstáculo ao desenvolvimento e levaria ao esgotamento dos recursos naturais, ao desemprego e à pobreza. Os Neomalthusianos afirmavam que a fome não era conseqüência da carência de alimentos e sim da má