Mestre
1. Geometria Molecular
A geometria de uma molécula depende do número de átomos participantes e, quando existe um átomo central, da quantidade de elétrons não envolvidos em ligações na última camada deste (os elétrons exercem repulsão entre si). As ligações covalentes são formadas por pares de elétrons. Ocorre então repulsão entre ligações , entre elétrons livres e entre ligações e elétrons livres.
Teoria de Repulsão dos Pares de Elétrons na Camada de Valência (RPECV)
[pic]
Moléculas com dois átomos iguais ou diferentes (diatômicas) - O2, HCl.
|O = O |H - Cl |
A molécula será invariavelmente linear. O ângulo entre as ligações será de 180º.
Exemplos:
1) Molécula de HBr 2) Molécula de HCl
[pic] [pic]
Moléculas com três átomos (triatômicas)
a) Na ausência de elétrons não envolvidos em ligações na última camada do átomo central: a molécula é invariavelmente linear. O ângulo entre as ligações será de 180º.
HCN, CO2...
|H - C ≡ N |O = C = O |
Exemplos:
1) Molécula de CS2 2) Molécula de CO2 [pic] [pic]
b) Na presença de um par ou pares de elétrons não envolvidos em ligações na última camada do átomo central: os elétrons livres repelem os eixos das ligações e a molécula será angular. O ângulo entre as ligações será tanto menor quanto maior for o número de elétrons não envolvidos em ligações na última camada do átomo central. O ângulo para o H2O vale 105º.
Exemplos:
1) Molécula de H2O 2) Molécula de SF2
[pic] [pic]
Moléculas com quatro átomos
a) Na ausência de par de elétrons não envolvido em ligação na última camada do átomo central: a molécula terá todos os átomos no mesmo plano de três lados (trigonal plana). Os ângulos serão de 120º entre as ligações.
Exemplos:
1) Molécula de BF3 2) Molécula