Mestre
Relativamente aos resultados encontrados na análise descritiva, verificou-se que
H2 - Correlação negativa engagement e burnout justificação: A literatura afirma que o burnout e o engagement são conceitos opostos, sendo vários os estudos que verificaram que existe uma forte correlação entre o burnout e o engagement, com a exaustão emocional e a despersonalização a estarem negativamente correlacionados com todas as dimensões do engagement, assim como a reduzida realização pessoal, e esta última, relaciona-se positivamente com todas as dimensões do engagement (Alarcon, 2007; Carvalho et al., 2006; Gonzalez-Roma, Schaufeli, Bakker, & Lloret, 2006; Maslach & Leiter, 1997; Schaufeli, Martínez, Pinto, Salvanova, & Bakker, 2002).
De acordo com os autores o vigor e a dedicação são considerados, respectivamente, opostos respectivos das dimensões do burnout esgotamento e cinismo. O contínuo que vai desde vigor até esgotamento chamou-se energia ou activação; enquanto que o contínuo que vai desde dedicação até cinismo chamou-se identificação (Schaufeli & Bakker, 2004). Já que o engagement se caracteriza por altos níveis de energia e uma forte identificação com o trabalho, o burnout por outra parte, caracteriza-se pelo oposto, ou seja, baixos níveis de energia combinados com uma falta de identificação com o próprio trabalho.
Estudos para acrescentar
Os indivíduos com uma cotação alta no total da escala (Zuckerman, 1994), são caracterizados pela busca constante de aventura, pela aversão à monotonia e pela impulsividade. Já nas diferenças de género Zuckerman (1994) verificou que o génerofeminino apresenta valores significativamente mais baixos quando comparados com o género masculino na escala de SSS, e que a maior discrepância é verificada na escala de Desinibição. São ainda encontradas diferenças significativas nas escalas Procura de Emoção e Aventura e Desinibição pelo que o traço de Procura de Sensações apresenta uma