Mestre
A ceratoconjuntivite seca (CCS), xeroftalmia ou olho seco é uma enfermidade ocular causada por uma insuficiência na fase aquosa do filme lacrimal, causando mudanças inflamatórias progressivas na córnea e conjuntiva, de variada gravidade podendo ocasionar freqüentemente cegueira (DEFANTE JUNIOR, 2006 ). Muitas espécies animais são afetadas, mas é mais freqüente em cães e as raças mais acometidas são Cocker Spaniel Americano, Buldogue Inglês, Schnauzer miniatura, Pug, Yorkshire Terrier, Pequinês, West Highland White Terrier, English Springer Spaniel, Samoyeda, Shih-tzu e Boston Terrier.
2. Anatomofisiologia do Globo Ocular e do Sistema Lacrimal
2.1 Globo Ocular
O olho canino é composto por estruturas, as quais se encarregam da proteção, acomodamento, nutrição e percepção da luz para poder enfocar a imagem de algum ser visual (SLATTER, 2001).
O olho é um conjunto, chamado globo ocular, é uma estrutura quase esférica, medindo 20 mm a 25 mm de diâmetro, dividido em três camadas: externa, intermediária e interna. A externa é denominada de túnica fibrosa e é composta pela esclera opaca, pela córnea transparente e pela sua junção conhecido com limbo, por onde escoa o humor aquoso. A camada intermediária é a camada vascular ou úvea que é formada pela íris, corpo ciliar e pela coróide providenciando a nutrição do olho. Na íris existe uma abertura denominada pupila a qual permite a passagem do feixe de luz e funciona como um diafragma regulando essa entrada. A camada mais interna constitui-se da retina ou parte nervosa do olho (INPA,2009, GUERRA, 2009)
O humor aquoso é um liquido incolor, constituído por água (98%) e sais dissolvidos (2%) predominantemente cloreto de sódio. Esse fluido tem como função nutrir o endotélio corneal e manter a pressão intraocular. (AMICINET, 2006). Esse líquido é produzido pelas células do corpo ciliar, situada atrás da íris, onde é secretado na câmara posterior, passando, através da pupila, para a câmara anterior. A