Planejamento Financeiro
O Planejamento Financeiro é um método racional de administrar a saúde das organizações.
Um plano financeiro eficaz deve expor diferentes propostas às atividades operacionais das organizações, de acordo com seus investimentos e o mercado. Ele deve também prever o que poderá acontecer, caso o planejado não ocorra. O objetivo do planejamento financeiro é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos.
Para Weston (2000, p.343), “O processo de planejamento financeiro começa com a especificação dos objetivos da empresa, após o que a administração divulga uma série de previsões e orçamentos para cada área significativa da empresa”.
Para realizar um planejamento financeiro, é necessário consolidar os orçamentos de todas as áreas da empresa a curto e longo prazo. As propostas apresentadas deverão ter ligações com os recursos e investimentos disponíveis.
Fonte: Weston, J. Fred; Brigham, Eugene F. p.344.
7.1 Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil, refletindo a situação financeira de uma organização em um determinado período. Nele são apresentados os bens, direitos, obrigações e participações dos acionistas. Mostra o patrimônio da organização tanto quantitativa quanto qualitativamente. Também é possível projetar o Balanço Patrimonial de acordo com a situação atual da organização e com o seu planejamento a curto e a longo prazo. “O Balanço Patrimonial projetado utiliza-se de uma técnica criteriosa, para estimar certas contas e calcular o valor de outras. Quando essa técnica é utilizada, o financiamento externo necessário é utilizado para fazer o balanço fechar” Gitman (1997, p.605).
7.2 Demonstração do Resultado do Exercício - DRE
A Demonstração de Resultado do Exercício – DRE é um relatório elaborado junto com o Balanço Patrimonial que é utilizado retratar a atual saúde financeira da organização. Com a DRE é possível tomar decisões e também realizar projeções de acordo com a atividade, liquidez,