Mestre
Trataremos da classificação de dados, segundo o aspecto do armazenamento. Basicamente, um computador processa, armazena, transfere e controla os dados. Para obter êxito nessas funções, é necessário que o computador execute os programas, ou seja, instruções. Os computadores mais comuns foram baseados no conceito de programa armazenado, de Von-Neuman. As instruções do programa e os dados ficam armazenados em uma memória, de forma que a alteração de um programa consiste na alteração de um endereço de memória.
O Nível de Arquitetura do Conjunto de Instruções (ACI – sigla para Arquitetura de Conjunto de Instruções) é a interface entre software e hardware, sendo o nível programável mais próximo ao hardware. Assim, surge o problema de que este nível de programação não é muito amigável ao programador. Isso é solucionado organizando-se em níveis: a cada nível é associada uma linguagem. E, em última instância, a programação de alto nível é considerada mais amigável ao programador. É interessante ressaltar também que um código fonte é intermediado por uma linguagem de máquina, que é interpretada em baixo nível, ou seja, pelo hardware. A memória principal armazena o programa que deverá ser executado em linguagem de máquina. A memória é dividida, e cada parte dessa divisão, referenciada por endereços, é geralmente de tamanho de 1 byte. Os bytes são agrupados em palavras. A arquitetura de conjunto de instruções engloba a parte do processador visível para programadores e projetistas de compiladores. Vale ressaltar a importância dos compiladores.
Diversos fatores são utilizados na avaliação de conjuntos de instrução, como: Dependência dos resultados dos programas e do compilador; Uma classe de aplicações pode ser representada para um conjunto de benchmarks; Seus resultados são dinâmicos e observados durante a execução. Um mesmo conjunto de