Mestre
Comitê de Facilitação de Voos
Procedimentos e prazos a serem considerados na solicitação de slots em aeroportos coordenados durante a Jornada Mundial da Juventude
Católica de 2013.
Junho de 2013
Procedimentos e prazos a serem considerados na solicitação de slots em aeroportos coordenados durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013.
1- Introdução
A Cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Vaticano para sediar a 38ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013. O evento é o maior encontro de jovens católicos do mundo e foi criado 1984.
A referida escolha sujeitou o Governo Brasileiro à execução de inúmeras medidas e ações relacionadas à realização do referido evento, dentre as quais iniciativas de planejamento, coordenação e investimento na provisão de serviços e infraestrutura necessária a sua consecução. Conforme histórico de eventos anteriores, observa-se que acontecimentos desse porte geram aumento na movimentação de passageiros domésticos e internacionais e exigem atividades de planejamento e coordenação de acesso à infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, bem como à provisão dos serviços correlatos.
2- Grupo de aeródromos
Prevendo um aumento na demanda por serviços aéreos, no período do evento, nos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo e visando aperfeiçoar o uso destas infraestruturas em conformidade com a capacidade aeroportuária disponível com independência, isonomia e transparência, a ANAC, atendendo a uma demanda da Secretaria de Aviação Civil, declarou coordenados durante a Copa das Confederações os seguintes grupos de aeródromos:
a) Aeroportos de destino: aqueles diretamente relacionados à recepção direta de público e participantes do evento, a saber:
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão;
Aeroporto Santos Dumont.
b) Aeroportos acessórios: são aqueles que estão relacionados em virtude de grande importância no cenário nacional, recebendo
número