trabalho
A celulose é uma substância (polissacarídeo) existente na maioria dos vegetais. De característica fibrosa, localiza-se dentro das células das plantas.
Função nas plantas
A celulose é responsável por dar a rigidez e firmeza às plantas. Ela não é digerida pelos seres humanos, porém são importantes enquanto alimentos para muitas espécies animais, entre elas os ruminantes (bois, cavalos, cabras, carneiros). O sistema digestório destes animais, ao contrário do nosso, possui capacidade para digerir a celulose. Esta substância também serve de alimentação para cupins e traças.
Uso industrial
A celulose é a base para a fabricação de papel. Extraída das árvores, as indústrias também a utilizam para a fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos.
O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de derivados de celulose como, por exemplo, o papel. Florestas de eucalipto são plantadas para a obtenção desta importante matéria-prima.
Antes de darmos continuidade no assunto celulose, seria interessante sabermos um pouquinho sobre polímeros, monômeros e polissacarídeos.
Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reações químicas de polimerização (reação química que dá origem aos polímeros).
Os monômeros são pequenas moléculas que podem ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros, que já vimos no parágrafo anterior.
Polissacarídeos são carboidratos que, através de hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. Eles são polímeros naturais, por exemplo, a celulose é um polímero da glicose (Celulose + n H2O → n glicose).
Podemos entender, então, que os polissacarídeos são macromoléculas formadas pela união de muitos monossacarídeos.
Como vimos acima, a celulose é um polímero da glicose. Ela é comumente encontrada nas paredes celulares dos seres vivos do Reino Vegetal.