mestre
A solidariedade pode ser dividida em mecânica e orgânica. Na primeira, a relação entre indivíduo e sociedade ocorre sem a atuação de forças intermediárias, onde as consciências individuais se assemelham por si só e a solidariedade entre indivíduosç k se deve às características comuns. Já a segunda provém da acentuação da divisão social do trabalho (DST), onde a organização social e política se baseiam fundamentalmente nas relações profissionais. Numa linha temporal, costuma-se associar a solidariedade mecânica à sociedade pré-capitalista, devido ao menor grau de especialização e maior coesão entre os membros da família, a religião, etc. Com a Revolução Industrial, a orgânica toma espaço da mecânica a medida em que se acentua a especialização do trabalhador, e se torna uma solidariedade mais atrelada ao processo produtivo.
No que se refere à consciência, a coletiva é a força (também coletiva) exercida sobre um indivíduo, que faz com que este assimile o modo de vida e regras da sociedade no qual está inserido. A consciência individual, portanto, é a parte da consciência do homem que o diferencia dos demais seres.
Fato social é a maneira de agir, pensar e sentir da sociedade. Mais detalhadamente, fatos sociais são exteriores, porque não são criados individualmente nem isoladamente - e sim coletivamente. São coercitivos porque exercem influência sobre o indivíduo sem que o mesmo tenha consciência e nem chance de refutá-los. É social todo o fato que é geral, ou seja, se aplica a todos os indivíduos.
A solidariedade pode ser dividida em mecânica e orgânica. Na primeira, a relação