mestre
Este artigo visa explicitar a importância da antropologia filosófica de C.S. Lewis no que tange aos valores cristãos, em especial no livro/filme As Crônicas de Nárnia, na formação enquanto graduandos do curso de pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e sua impactante repercussão em seus alunos, quando professores na educação básica.
Palavras-chave: C. S. Lewis, pedagogia, antropologia filosófica.
Abstract: This article aims to explain the importance of philosophical antropology of C.S. Lewis with regard to Christian values, espacially in the book/movie Chronicles of Narnia in the training of students of pedadogy at the university and its impressive impact on students when teachers of basic education.
Keywords: C.S. Lewis, pedagogy, philosophical anthropology.
Uma das áreas mais intrigantes dentro da filosofia é, com certeza, a antropologia filosófica. Ela se pergunta pelo homem e em se fazendo traz à tona sua irredutível dualidade, pois se por um lado, é um ser genérico e enquanto tal visa compreendê-lo dentro do âmbito de sua condição humana, isto é, como ser temporal e finito, que está inserido dentro de um contexto histórico, de uma cultura de modo que, ao mesmo tempo em que é convidado a ser como os outros são, seduzido e “tragado” pelo mundo que o cerca, se constitui a partir do convívio com os outros, e por isso mesmo, carrega os outros dentro de si; por outro, só pode ser si mesmo, fazendo suas escolhas e tecendo o tapete de sua própria história.
Neste sentido, se perguntar pelo homem concerne investigar sua essência: pontuando suas fragilidades, vulnerabilidade, anseios, medos, dores, inquietações e angústias que, independentemente do tempo e espaço, correspondem não só a um indivíduo singular, mas a todos os homens em geral.