Mestre
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA
Resumo do Artigo:
Geological evolution of the Neoproterozoic Corumbá graben system
(Brazil). Depositional context of the stratified Fe and Mn ores of the Jacadigo Group
Disciplina Geologia do Brasil
Raphael Riguetti Barbosa
Matrícula 2009104562
Alegre, 25 de novembro de 2013.
Evolução Geológica do sistema Grabem Neoproterozóico Corumbá. Contexto deposicional de minérios estratificados de Fe e Mn do Grupo Jacadigo
Ao redor de Corumbá, na porção oeste do Brasil e sul de Porto Suarez, na Bolívia, coberturas de rochas sub-horizontais Neoproterozóicas ou cratônicas inclinadas por sobre o embasamento do cráton Amazônico – bloco Rio Apa.
O objetivo é mostrar que ao redor de Corumbá, o Grupo Jacadigo foi depositado em um set de grabens de trend NE – SW, e com base nessa reconstrução, sugere-se uma origem hidrotermal para os minérios de Fe e Mn.
A idade da sequencia de cobertura é pouco conhecida. As idades significativas de Rb/Sr 569 ± 20 e 660 ± 60 Ma (Cordani et al., 1978, 1985) de duas unidades de xisto da Formação Diamantino (parte superior do Grupo Alto Paraguai) é disputado, por conterem muitas idades de material sedimentar.
Sequencias metassedimentar no cinturão Paraguai representam um evento metamórfico. Em torno de Cuiabá, um alto ângulo, mergulhando E – W e, falhas reversas contornam o contato entre o Grupo Cuiabá metassedimentar e a cobertura cratônica adjacente.
O sistema grabem de Corumbá é provavelmente associado com a flexura do embasamento cratônico Amazônico
Na área de Corumbá, duas unidade litoestratigraficas tem sido distinguida da base para o topo (Almeida, 1945; Dorr II, 1945). São eles os grupos Jacadigo e Corumbá.
Novas observações estruturais inéditas feitas por Alvarenga e Trompette confirmam e provêm detalhes da estrutura do sistema grabem ao redor de Corumbá.
Usando variações de litologias e espessuras