Mestre
Apresentação
O trabalho apresenta as amplas relações materiais e também as subjetivas do processo capitalista e os associam as novas perspectivas que deveram ser abordadas ao trabalho atual do assistente social.
3. O debate sobre as particularidades do trabalho do assistente social
As particularidades do serviço social têm nas suas principais teses a defesa os fundamentos históricos e teóricos metodológicos de suas elaborações. A autora considera o caráter contraditório do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais.
3.1 Um balanço critico de Relações Sociais e Serviço Social no Brasil
1. A sociabilidade da sociedade burguesa foi fundada nas formas sociais assumidas pelo trabalho, que são centrais na configuração da questão social contemporânea. (Iamamoto 2010, p.246) 2. A mercadoria em suas tensões internas entre o valor de uso e valor, ocultam as relações entre produtores por meio de seus trabalhos, sem favor das relações sociais entre coisas, entre os produtos do trabalho colocando como visibilidade o valor troca como o mais importante. (Iamamoto 2010, p.246-247) 3. A reprodução do capital é um dos ângulos da polêmica ainda não enfrentada no universo acadêmico do Serviço Social. A reprodução envolve tanto a produção de valor novo como a de mais-valia. Ela é tratada como a reprodução ampliada das relações de classes e dos seus antagonismos e respectivas relações de poder. A afirmativa está no caráter cada vez mais social da produção contraposto à apropriação privada do trabalho, dos meios e dos produtos, que se criam e se reproduzem como riqueza alheia, isto é, como poder que domina os produtores, enfim como capital. (Iamamoto 2010, p.247-248) 4. Ao se discutir hoje a