Mestre
(CLÁSSICO)
INDICADO PARA organizações de todos os portes, em especial as que estão nascendo ou as pequenas.
SERVE PARA definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
É ÚTIL PORQUE permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.
SOBRE A FERRAMENTA: O trio Missão-Visão-Valores é frequentemente mal empregadona gestão de empresas.
É comum observarmos companhias com declarações de missão, visão e valores que são meros objetos decorativos ou que acabam se tornando motivo de piadas dos colaboradores.
Imagine se você fosse convidado para entrar em um veículo que o levaria a algum lugar. Como se sentiria se não soubesse qual seria o veículo, o local, o momento de chegada ao destino nem as condições da viagem? Muitas empresas são assim. Seus dirigentes e colaboradores não sabem qual é o propósito de a empresa existir, onde e quando querem chegar e qual é a lógica do seu funcionamento. Empresas assim, quando crescem e chegam a uma situação de sucesso, não sabem como fizeram isso.
Mesmo que desgastado entre as grandes empresas, o trio
Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho.
A definição do trio é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios dos empreendedores de primeira viagem e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa. Empreendedores só são visionários quando conseguem manter intactos a missão, a visão e os valores definidos no início da empresa.
Há diversas definições para esses termos, mas para esta ferramenta, vamos considerar que:
Missão: É o propósito de a empresa existir.
É sua razão de ser.
Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).