Mestre
MERCADO
PROF. Luciane Chiodi
1
INTRODUÇÃO
Na iminência de um novo milênio, as pessoas, freqüentemente, sentem um crescente desconforto sobre o futuro. Certamente, muitos países sofrem, hoje, de alto índice crônico de desemprego, déficit persistente de deterioração do poder de compra.
Claramente, as economias nacionais estão passando por transformações rápidas e violentas. Uma é a globalização, crescimento explosivo do comércio global e da competição internacional. Hoje nenhum país pode permanecer isolado da economia mundial. Se fechar seus mercados à concorrência estrangeira, seus cidadãos pagarão muito mais por bens de qualidade inferior. Mas, se abrirem seus mercados, enfrentarão concorrência severa e muitas de suas empresas locais sofrerão.
A outra força é a mudança tecnológica. Esta década tem testemunhado avanços notáveis na disponibilidade de informações e na velocidade das comunicações; em novos materiais; na bioenergética e medicamentos; em maravilhas eletrônicas e na expansão intermináveis de novos produtos em todos os setores da economia.
A globalização tem possibilitado a Volvo vender seus automóveis aos consumidores conscientes de segurança em todo o mundo, a McDonald’s atender ao apetite dos adolescentes espalhados pelo planeta e a Boeing comprar os componentes de seus 747s de fabricantes de pelo menos doze países. A tecnologia tem criado novas empresas multibilionárias como
Microsoft, Dell Computer, Sun Microsystems e muitas outras.
É verdade que velhas empresas morrem e novas aparecem. As empresas operam em um mercado onde os princípios de seleção natural levam “à sobrevivência das mais capacitadas”. O sucesso de mercado é conquistado pelas empresas mais ajustadas aos imperativos ambientais atuais – aquelas que podem entregar o que as pessoas estão dispostas a comprar.
Os mercados atuais estão mudando a passo incrível. Além da globalização e da mudança tecnológica, estamos presenciando uma mudança de