Mestre Paraná
Osvaldo Lisboa dos Santos o Mestre Paraná, nascido em 25 de setembro de 1922, na localidade conhecida como Alto das Pombas, no bairro da Federação em Salvador - Bahia.
Aprendeu Capoeira com Mestre Antônio Corró, ex-escravo baiano.
Foi um dos maiores tocadores de berimbau de todos os tempos. Tanto que foi o único Mestre de Capoeira a possuir uma carteira da ordem dos músicos do Brasil como tocador de Berimbau e também foi o único a tocar Berimbau na Orquestra Sifônica do Teatro Municipal
Participou da peça teatral O Pagador de promessas, em apresentações no Brasil e em Portugal.
Mestre Paraná tocando berimbau na peça: O Pagador de Promessas
Em 1940 mudaram para o Rio de Janeiro Mestre Paraná e sua esposa Maura Bastos, a quem fez canção "Uma noite encontrei uma menina sentada no banco de uma escola, professor tava ensinado o ritmo de Angola, Maura traga por favor a pena pra mim escrever, esta linda melodia, que eu fiz para você(..)" Com o passar do tempo começou a ministrar aulas em sua residência, assim, fundando o grupo chamado São Bento Pequeno.
Mestre Paraná é também considerado Patrono do Grupo Muzenza, tendo sido o início da linhagem, pois o fundador Mestre Paulão, foi aluno de Mestre Mintirinha, que por sua vez foi aluno deste grande mestre.
Maria Bethania, Mestre Mintirinha, Mestre Paraná na decada de sessenta .
Viajou por todo Brasil mostrando a capoeira e sua musicalidade. Em 1963 lançou um compacto de capoeira, muito díficil encontrar o LP para compra.
Em 7 de março de 1972, com apenas 49 anos, Mestre Paraná faleceu vitima de súbito colapso cardíaco.