Mestre de obras
As empresas não costumam exigir nenhuma formação escolar específica na contratação de um mestre de obras, Porém é importante que este profissional tenha precisão nos cálculos, necessária ao fazer o orçamento da obra, além de fluência na leitura e escrita, para interpretação dos requisitos de engenheiros e arquitetos. Participa do planejamento e supervisiona a produção planejada, coordenando os trabalhos, criando condições seguras nas atividades desenvolvidas no canteiro de obras e controlando ações de preservação ambiental. Além disso, conhecimento de desenho técnico é muito importante para as atividades e valoriza o profissional, dando a ele um critério diferencial na contratação.
CONCLUSÃO
O mestre-de-obras é o primeiro homem após o engenheiro. Profissional responsável pela fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão. Acompanha a construção e reforma de prédios, comerciais ou residenciais, controla o fluxo dos serviços, recebendo e checando materiais e cuidando da qualidade da obra. Nesta função os operários necessitam também de desenvolver a capacidade para exercer controle sobre o trabalho de outros, uma vez que gerenciar é parte da função do mestre.
E na fase do acabamento, este profissional é indispensável, já que essa etapa exige conhecimentos técnicos mais específicos, necessários a uma boa apresentação final da obra, fazendo com que ela seja uma cópia fiel da que foi projetada pelo arquiteto e ou engenheiro.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DO MESTRE DE OBRAS
Para se tornar um mestre-de-obras, primeiramente é necessário ter experiência na área da construção civil. A formação do mestre é semelhante à dos demais trabalhadores da construção civil, quase sempre começam como servente, passando depois de ajudante a oficial, resultante de anos de trabalho ao lado de pedreiros, engenheiros e arquitetos. O profissional mestre de obras deve conhecer todas as etapas da construção, os materiais de construção a serem utilizados e as