Mestra
DETERMINAÇÃO DO PRNT DO CALCÁRIO
INTRODUÇÃO
A neutralização da acidez do solo necessita de um neutralizador que realize sua função no menor espaço de tempo possível e que apresente um efeito residual de, aproximadamente, três anos. A acidez do solo pode ser controlada com a aplicação de substâncias que liberam hidroxilas (OH-), sendo que o composto mais utilizado para a neutralização do solo (calagem) é o calcário por ser mais barato e acessível.
O Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT) é o principal dado a ser observado na hora de se escolher o calcário apropriado ao tipo de solo a ser neutralizado. Ele depende do Poder de Neutralização (PN) e da Reatividade (RE) – de sua granulometria (tamanho das partículas), pois ela pode prolongar o período necessário para se obter a neutralidade desejada – onde o calcário só é considerado próprio para comercialização se atingir uma porcentagem mínima de 45% de PRNT.
O experimento realizado foi dividido em duas etapas, sendo que na primeira foi calculada a reatividade do calcário (RE) e, na segunda, o seu poder de neutralização (PN). Após a obtenção dos dois valores, os mesmos foram aplicados à fórmula do PRNT a fim de se obter sua classificação quanto ao poder de neutralização total.
Objetivo geral
Determinar o PRNT (Poder relativo de neutralização total) do calcário segundo a expressão e classificar o calcário segundo a tabela:
Objetivos específicos
1. Determinar a reatividade (RE) do calcário;
2. Determinar o poder de neutralização (PN) do calcário.
Materiais
Balança semi-analítica;
Balança analítica;
Peneiras Tamis em cascata (10, 20 e 50 mm);
Bico de Bunsen;
Tela de amianto;
Tripé;
Bureta de 25 mL;
Suporte;
Becker de 100 mL;
Vidro de relógio;
Cápsula de porcelana;
Erlenmeyer de 125 mL;
Proveta de 50 mL;
Pisseta;
Fenolftaleína 1% em etanol;
NaOH 0,167 mol/L;
HCl 0,38 mol/L;
Calcário (Carbonato de cálcio – CaCO3).