linguagem c
1. INTRODUÇÃO
A linguagem C derivou indiretamente da linguagem de programação ALGOL 60 e diretamente da linguagem B (Basic Combined Programming Language) de Kenneth
Thompson.
Em 1972 a linguagem de programação C foi desenvolvida por Dennis Ritchie, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento do sistema operacional UNIX (escrito inicialmente em Assembly, em 1969). Com o sucesso dessa reimplementação a linguagem tornou-se popular e por volta de 1980 já existiam diversas versões de compiladores C, não sendo mais restrita apenas ao ambiente UNIX, porém compatíveis com vários outros sistemas operacionais.
Neste artigo, na seção 2 encontra-se o hístórico que conta desde a criação do
ALGOL 60 até meados de 1980, o ano que padronizaram a linguagem C; a seção 3 conta com todos os detalhes da linguagem e a seção 4 fala um pouco sobre as aplicações da linguagem C.
2. HISTÓRICO
Antes de Ritchie desenvolver a linguagem C outras já existiam, depois do surgimento da
ALGOL 60, apenas depois de doze anos que a linguagem em foco foi desenvolvida.
2.1 [1960]
Segundo Manssour (2000) ao ponto de vista técnico o surgimento do C iniciou com a linguagem ALGOL 60, definida em 1960, linguagem que por sua vez foi criada para substituir o FORTRAN. O ALGOL 60 foi pouco utilizado por possuir objetivos elevados, sendo de muito alto nível para os computadores daquela época.
2.2 [1963]
Então surgiu em Cambridge/ Londres a CPL (Combined Programming Language) com o objetivo de atualizar a ALGOL 60. Mas também fracassou, não sendo bem aceita, pois era considerada uma linguagem de difícil implementação.
2.3 [1967]
Em Cambridge, Martin Richards criou a linguagem BCPL (Basic Combined
Programming Language) com o objetivo de