Mestra
A técnica de microcultivo, também conhecida como técnica de Ridell, é utilizada quando se quer obter estruturas em boas condições para um estudo morfológico detalhado. Este trabalho teve como objetivo verificar através da Técnica de Ridell (microcultivo) o crescimento de fungos de Aspergillus, Penicillium e Rhizopus. Entre os resultados obtidos, verificamos espécies com esporulação abundantes, outras com o micélio abundante, hifas e formas cilíndricas.
INTRODUÇÃO
A técnica de microcultivo, também conhecida como técnica de Ridell, é utilizada quando se quer obter estruturas em boas condições para um estudo morfológico detalhado.
OBJETIVOS
Verificar através da Técnica de Ridell (microcultivo) o crescimento de fungos de Aspergillus, Penicillium e Rhizopus.
MATERIAL E MÉTODOS
Material
- Culturas de Aspergillus, Penicillium, Rhizopus,
- Placas de ágar Sabouraud,
- Placas para cultivo em lâmina,
- Lâminas,
- Lamínulas,
- Lactofenol azul-algodão,
- Alças em L.
Método
Microcultivo de fungos
Utilizou-se placas de Petri contendo lâminas dispostas sobre um bastão de vidro. Com todo cuidado e assepsia, colocou-se um pequeno quadrado (1 cm) de ágar Sabouraud, sobre a lâmina. Com alça de platina, retirou-se um pequeno fragmento de uma colônia e semearam-se os lados do ágar. Colocou-se uma lamínula estéril sobre o ágar e água destilada estéril na placa para evitar dessecamento do meio. Fechou-se a placa e deixou-se à temperatura ambiente. Quando houve desenvolvimento satisfatório, submeteu-se à ação do formol (0,5 ml durante 1 hora) retirou-se a lamínula e o fragmento do meio de cultura. Colocou-se numa lâmina, uma gota de lactofenol azul algodão e a lamínula em cima.
Examinou-se ao microscópico e tentou-se identificar.
Figura 01. Esquema de montagem da placa de