Mesozoico
Na Visita ao Museu de Ciências da Terra do Departamento Nacional de Produção Mineral , Exposição de longa duração , sala “ No Tempo dos Dinossauros” Discutiremos as principais características ambientais e da vida na Era Mesozóica bem como se inter-relacionaram os eventos geológicos com os eventos biológicos encontrados e vice-versa.
Era Mesozóica divide-se em 3 períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo
Houve alterações nos continentes por fragmentação e deriva e formação de novos oceanos. Foram mudanças que resultaram em modificações profundas no ambiente físico
Os principais eventos geológicos ocorridos foram: O deslocamento do Pangea, a transgressão do oceano Tethys, formação dos oceanos atuais,e o início dos choques tectônicos que irão originar as principais cadeias montanhosas atuais.
Na entrada do Museu de Ciências da Terra, ao fundo, há uma vitrine fechada, com muitos ovos, sendo 4 de dinossauros , avetruz, tartarugas,morcegos mas sem informação sobre os períodos bem como as esculturas de eventos ( nascimento de dinossauro )que não possuem informação e painéis explicando as eras geológicas .
Triassico
Durante o Triassico diferenciam-se dois grandes blocos a laurasia e o Gondwana ( ameruca do sul , áfrica, antartica ,australia e índia ). . Começa se formar o atlântico norte e o oceano indico.
.Apesar da fragmentação do Pangea durante o Triássico, esse supercontinente ainda é a principal massa continental. Na parte leste, encontra-se o Oceano Thethys.A maior massa oceânica ainda é o Oceano Pathalassico. Ocorre uma transgressão para oeste do oceano Tethys relacionada ao rifteamento do Pangea que separaria o Gonduana e a Laurásia No Triássico, há indicação de um regime desértico, particularmente quente e algumas vezes úmido, mas sem grandes variações sazonais. Não há evidência de glaciação ou mesmo regiões frias.
Durante o triassico diferenciam-se dois grandes blocos a Laurasia e o Gondwana ( ameruca do sul