mesopotamia x egito
Geografia
O Egito antigo e a Mesopotâmia compartilharam uma semelhança fundamental na sua geografia, o acesso às principais fontes de água doce. Para o Egito, era o Nilo e para a Mesopotâmia, os rios Tigre e Eufrates. A Mesopotâmia desenvolveu-se entre o rio Tigre e Eufrates, uma área conhecida como "Crescente Fértil". O Egito foi desenvolvido no Norte e Sul, abraçando as margens do Nilo. Ambas as áreas tinham acesso aos mares de vasto comércio através de seus rios principais. O Egito tinha o Mediterrâneo e a Mesopotâmia, o Golfo Pérsico. A geografia também desempenhou um papel na estabilidade. O Egito fazia fronteira de um lado com um mar e de outro lado com um deserto impenetrável. Isso tornava muito difícil invadir e conquistar o Egito. A Mesopotâmia era muito mais vulnerável, aberta para ser atacada na maioria dos lados.
Economia
A economia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Egito e Mesopotâmia foram pioneiros no uso da agricultura, possivelmente a mudança de estilo de vida mais significativa na história da humanidade. A agricultura permitiu que as tribos nômades se estabelecessem em um único lugar. Os rios de ambas as civilizações forneciam a água muito necessária para colheitas férteis. O Egito teve a sorte de ter um rio que inundava sistematicamente os bancos envolventes e tornando o solo extremamente rico. A Mesopotâmia não foi tão afortunada e tinha que se esforçar para irrigar suas terras agrícolas.
Politica
Em ambas as civilizações, o governo era monárquico absoluta e teocrática. No Egito exercida pelo Faraó, visto como um deus. Na Mesopotâmia, exercida pelo Rei, visto como o intermediário entre as divindades e os homens