Mesa de forças
• Introdução
O experimento com a mesa de forças tem como objetivo verificar o sistema de equilíbrio de forças colineares ou não colineares e verificar a resultante em diferentes ângulos. Segundo as leis de Newton, para que uma partícula esteja em equilíbrio estático é necessário que a resultante das forças que agem sobre ela seja nula. Este conceito é prova da primeira lei de Newton: “Considerando um corpo no qual não atue nenhuma força resultante, este corpo manterá seu estado de movimento: se estiver em repouso, permanecerá em repouso; se estiver em movimento com velocidade constante, continuará neste estado de movimento”, assim, pode-se de fato aplicar várias forças a um corpo, mas se a resultante vetorial destas for nula, o corpo agirá como se nenhuma força estivesse sendo aplicada a ele.
• Método Experimental
O método experimental consiste em aplicar duas forças em uma mesa de força sobre polias posicionadas em ângulos determinados. Sobre a terceira polia ajusta-se o valor da força e o posicionamento desta polia em função do ângulo até que se estabeleça o equilíbrio entre as três forças. Essa terceira força é chamada força de equilíbrio (F3=P3). Essa força não é a mesma força resultante da soma das duas primeiras, ela possui o mesmo módulo, mesma direção, porém sentido oposto, visto que equilibra o sistema, ou seja, Fe=-Fr.
Através do método experimental achamos uma força equilibrante de _______gf com um ângulo de _______ , resultado que chegou muito próximo ao valor encontrado através dos cálculos feitos na parte ______.