Mercurio Metálico
1) ONDE É ENCONTRADO
O mercúrio é um elemento químico que ocorre na natureza e pode ser encontrado em baixas concentrações no ar, na água e no solo. Conseqüentemente o mercúrio pode estar presente, em algum grau, nas plantas, animais e tecidos humanos.
Quando as concentrações do mercúrio excedem os valores normalmente presentes na natureza, entretanto, surge o risco de contaminação do meio ambiente e dos seres vivos, inclusive o homem.
2)PARA QUE SERVE
As maiores aplicações do mercúrio são em equipamentos eléctricos e em dispositivos de controlo, onde a estabilidade fluidez, elevada densidade e conductividade eléctrica são essenciais. Este metal também se aplica na agricultura (como fungicida e bactericida), em preparações dentárias, na preparação electrolítica de cloro e alcalis, em fármacos, etc.
Os compostos de mercúrio têm uma aplicação mais limitada que o metal. O cloreto mercuroso (calomel) é um dos fármacos mais antigos que se conhece; é actualmente ainda utilizado como antiséptico. O óxido vermelho de mercúrio utiliza-se em baterias de mercúrio, desenvolvidas durante a II Guerra Mundial, que são uma fonte de energia compacta e estável. O cloreto mercúrico impede ataques de fungos em sementes, bolbos e serve para amalgamar alumínio, zinco e outros metais.
Os compostos orgânicos que contém mercúrio são importantes comercialmente como agentes micrSeu uso mais antigo, desconsiderando a sua aplicação na mineração do ouro e da prata, foi na fabricação de espelhos, ainda usado atualmente. Também é utilizado em instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas. É utilizado na indústria de explosivos e em odontologia como elemento principal para obturação de dentes. Atualmente foi substituído nos tratamentos dentários pelo bismuto que apresenta propriedades semelhantes, porém ligeiramente menos tóxico.
Também apresenta aplicações em medicina através do mercoquinol