Mércurio e Chumbo
São Paulo
2013
Introdução
Mercúrio e chumbo são dois metais que vem sendo vítimas de uma aversão devido ao discurso de que são metais poluentes e cheios de malefícios, principalmente pela ação de cada um deles no organismo humano e no meio ambiente.
Este trabalho visa entender estes metais, do modo que são produzidos até seu descarte e reciclagem para uma compreensão da importância destes metais em nosso cotidiano e uma visão mais clara do porque são usados mesmo com os malefícios sendo tão conhecidos por nossa sociedade.
Sumário
Mercúrio
O mercúrio é um elemento metálico encontrado naturalmente no ambiente. Existem três formas, com diferentes propriedades, usos e toxicidades, denominadas: mercúrio elementar (metálico), compostos inorgânicos de mercúrio e compostos orgânicos de mercúrio.
O mercúrio metálico é um líquido a temperatura ambiente usado em termômetro, amálgama odontológico, lâmpada fluorescente, interruptor elétrico, mineração e em alguns processos industriais.
Os compostos inorgânicos de mercúrio são formados quando o mercúrio combina-se com outros elementos, como enxofre e oxigênio, formando compostos ou sais, e podem ocorrer naturalmente no ambiente. São usados em alguns processos industriais e na produção de outras substâncias químicas. O mercúrio pode ser ainda usado como conservante de vacinas, em cosméticos, sabões clareadores e na forma de agrotóxicos. Estes usos estão proibidos no Brasil, sendo apenas permitido o uso de mercúrio como anti-séptico, na forma de timerosal (etilmercúriotiossalicilato de sódio) para conservação de algumas vacinas. Os sais de mercúrio mais importantes são: cloreto de mercúrio (HgCl2); cloreto mercuroso (Hg2Cl2), chamado calomelano, que foi empregado como purgativo e vermífugo; fulminatode mercúrio Hg(CNO)2, utilizado como detonador em explosivos, e sulfeto de mercúrio(HgS), pigmento vermelho muito utilizado até