química ambiental mercúrio
Mercúrio (para capa do trabalho achei esta imagem pode colocar ela bem no começo e escrever mercúrio) (resuminho básico pra você criar slides)
- O Mercúrio é um metal tóxico e perigoso, naturalmente encontrado na crosta terrestre, ocorrendo no ar, no solo e na água. Este metal assume diversas formas químicas, que podem ser divididas nas seguintes categorias: - mercúrio metálico ou elementar (Hg),
- mercúrio inorgânico, principalmente na forma de sais mercúricos (HgCl2, HgS) e mercurosos (Hg2Cl2), e;
- mercúrio orgânico, ligado a radicais de carbono, por exemplo metilmercúrio e etilmercúrio.
(como ele se comporta*)
-O mercúrio metálico estabelece ligas facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas. No ar, altera-se lentamente recobrindo-se com uma película de cor cinza de óxido mercuroso. A 350º C oxida-se mais rapidamente, produzindo óxido mercúrico, de cor vermelha, HgO. É atacado pelo cloro a frio, pelo enxofre a quente, decompõe o ácido sulfúrico e o ácido nítrico. O metal não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto, é um bom condutor de eletricidade. (se quiser pode por mais imagens*)
Usado em amalgama dentário em liga com a prata.
Usado em barômetros para medição de pressão atmosférica.
É usado na produção de soda caústica (NaOH) a partir da eletrólise da solução de cloreto de sódio, mas atualmente esta sendo substituido por riscos ambientais
Empregado na construção de espelhos líquidos usados em astronomia.
Usado em Esfigmomanômetros para medição de pressão sanguínea.
Usado em lâmpadas de ultravioleta com finalidade germicida.
Usado em lâmpadas fluorescentes com a finalidade de produzir vapor que ao ser submetido a descarga de alta tensão emite luz.
Usado em