mercúrio na sociedade
O mercúrio na sociedade
Resumo
O presente estudo faz uma reflexão sobre a responsabilidade do uso e produção do mercúrio pelas industriais na qual se insere a responsabilidade social , seus impactos ambientais , ecologicos e sociais causado pelo uso inconsequente e inadequadodeste metal. Com o avanço da tecnologia, e a necessidade de redução do uso do cosumo de energia e o uso de aparelhos eletrônicos dependentes de pilhas e baterias e lampadas fluorescentes está cada vez maior, porém, os dejetos produzidos pelo consumo desse tipo de resíduo perigoso deve ser monitorado e cuidadosamente tratado, visto que o seu descarte inadequado pode contaminar o meio ambiente e causar sérios problemas à saúde.
O trabalho destaca que o cumprimento da responsabilidade sócio-ambiental passa necessariamente pela melhoria contínua do desempenho ambiental das empresas e sua maior integração com as partes interessadas e a comunidade vizinha visando ao benefício de todos na sociedade, para que tenham uma visão de desenvolvimento sustentavél pois o uso a utilização do mercúrio atualmente é de extrema importância para as indústrias quimicas.
Palavras-Chave Impactos ambientais; responsabilidade socio-ambiental; desenvolvimento sustentavél; pilhas ; baterias usadas; resíduos perigosos;
Introdução
O Mercúrio é um metal naturalmente encontrado na crosta terrestre, ocorrendo no ar, no solo e na água. Este metal assume diversas formas químicas, que podem ser divididas nas seguintes categorias: mercúrio metálico ou elementar (Hg), mercúrio inorgânico, principalmente na forma de sais mercúricos (HgCl2, HgS) e mercurosos (Hg2Cl2), e mercúrio orgânico, ligado a radicais de carbono, por exemplo metilmercúrio e etilmercúrio.
O mercúrio metálico (Hg) é um metal prateado e brilhante, que ocorre em estado líquido na temperatura ambiente, e volatiliza facilmente para a atmosfera formando vapores de mercúrio. Os vapores de mercúrio são incolores e