Mercúrio
O mercúrio (Hg) é um elemento químico prateado e brilhante classificado no grupo dos metais pesados. Foi descoberto na Grécia antiga e apresenta propriedades singulares como, por exemplo, ser um metal que se apresenta no estado líquido e evapora a temperatura ambiente quando em forma pura ou mercúrio metálico, podendo também se apresentar derivados de compostos inorgânicos e orgânicos quando combinado com outros elementos. O mercúrio é uma substância tóxica para o organismo humano e contaminante do meio ambiente, se depositado ou disseminado de forma inadequada.
A exposição ao mercúrio pode produzir agravos á saúde como intoxicações e contaminações, não só de trabalhadores como também de populações, devido à contaminação do meio ambiente pelo metal e por seus compostos orgânicos e inorgânicos.
A intoxicação por mercúrio, principalmente aquela a longo prazo, pode ocorrer entre trabalhadores em qualquer tipo de atividade ou indústria em que se utilize o mercúrio, seja numa etapa intermediária de um dado processo, seja na obtenção de compostos derivados.
Em locais de trabalho onde se emprega o mercúrio metálico, altas concentrações de seu vapor podem ocorrer no ar ambiente, em conseqüência de sua volatilidade, o que se pode constituir em sério risco de mercurialismo. Muitas vezes laboratórios químicos, físicos e gabinetes odontológicos chegam a apresentar concentrações de mercúrio no ar superiores ao limite recomendado.
Mercurialismo
Mercurialismo Metálico Ocupacional é uma intoxicação determinada pela exposição aos vapores de mercúrio presentes em ambiente de trabalho no qual é usado o Hg metálico. Frequentemente, o Mercurialismo Metálico (MM) é uma intoxicação crônico persistente enquadrada na Classificação Internacional de Doença (CID) com o código CID T56.1. As manifestações da doença podem variar mas são principalmente de caráter neurológico e psiquiátrico porque o órgão alvo da ação