Mercosul
O bloco vem com objetivos audaciosos, quebrando diversas barreiras políticas econômicas e sociais, visando melhora em todos os sentidos, principalmente na qualidade de vida da população dos países em questão.
Na área comercial econômica podemos verificar grandes resultados do Mercosul, quebrando recordes com o comercio intra-MERCOSUL atingindo marcas históricas, dando destaque no Brasil e na Argentina, sendo os quais mais contribuíram com a margem de exportações.
No meio político podemos notar participação e influência de vários setores das sociedades dos Estados. Visa eleger representantes pelo voto direto. Cúpulas são formadas frequentemente para uma participação mais ativa da sociedade quanto ao bloco, a integração regional é bem trabalhada.
O bloco tem projetos futuros, como o Plano Estratégico de Ação Social (PEAS), tendo como objetivo principais: Erradicar a fome, a pobreza e combater as desigualdades sociais; Garantir os Direitos Humanos, a Assistência Humanitária e a igualdade étnica, racial e de gênero; Universalizar a Saúde Pública; Universalizar a Educação e Erradicar o Analfabetismo; Valorizar e Promover a diversidade cultural; Garantir a Inclusão Produtiva; Assegurar o acesso ao Trabalho decente e aos Direitos Previdenciários; Promover a Sustentabilidade Ambiental; Assegurar o diálogo Social e estabelecer mecanismos de cooperação regional para a implementação e financiamento de políticas sociais
Fonte: mercosur.int (MERCOSUL/CMC/ DEC. N° 67/10)
Outro foco do Mercosul é a redução de assimetrias (FOCEM), funcionando como um mecanismo de financiamento, a distribuição de recursos é feita em sua maior quantia pelo Brasil, seguido da Argentina, Uruguai e por último o