mercosul
1-Historia
O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi estabelecido em 26 de março de 1991 na capital paraguaia, onde se reuniram os presidentes dos quatro países, para a assinatura do tratado de Assunção que era um bloco econômico formado pelos Estados Parte: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Este tratado possuía alguns Estados Associados : a Bolívia (desde 1996), o Chile (desde 1996), o Peru (desde 2003), a Colômbia e o Equador (desde 2004) Os países associados podem participar das reuniões, mas não tem direito a voto. O MERCOSUL caracteriza-se pelo regionalismo aberto, ou seja, tem por objetivo não só o aumento do comércio intrazona, mas também o estímulo às trocas com terceiros países. Em 2012 a Guiana e o Suriname passaram a contar com formas de participação nas reuniões do MERCOSUL. Também no ano de 2012 o MERCOSUL passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela. No mesmo ano, foi assinado o Protocolo de Adesão da Bolívia ao MERCOSUL, que, uma vez incorporado ao ordenamento jurídico dos Estados Partes, fará do país andino o sexto membro pleno do bloco. (ITAMARATY) .Em 05/ 05/2013 foi anunciado o ingresso do Equador no MERCOSUL este acordo será assinado na próxima reunião em julho deste ano no Uruguai. (DM.COM. BR)
O tratado foi um acordo que não resultou de pressões econômicas, mas de definições políticas e de percepções econômicas dos governos. Este tratado possuía muitas metas genéricas e ambiciosas, mas apesar disto, medidas concretas tomadas foram basicamente de caráter comercial, consolidando as ultimas tendências de acordos entre Brasil e Argentina e que também estavam em concordância com as prioridades das políticas internas de todos os pais. (DATHEIN, 2005).
1-1Objetivos:
O objetivo principal do MERCOSUL é a integração dos quatro Estados Partes por meio da” livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países-membros, através da eliminação de direitos alfandegários