historia da bahia
Foi por muito tempo o centro político, comercial e cultural do País. Local do primeiro grande porto e da primeira grande casa de espetáculos. Foi a primeira sede da Corte, em 1808, e também o palco das principais lutas pela Independência do Brasil.
Onde se construíram os primeiros templos cristãos e rezaram-se as primeiras missas. Local da primeira catedral e da primeira diocese.
A Bahia foi o principal centro educador do País até a expulsão dos jesuítas. A Companhia de Jesus comandava seus missionários da Cidade do Salvador, onde construíram seu maior templo, a primeira escola e a primeira universidade do Brasil.
Após a queda na exploração de minerais preciosos nas Minas Gerais, no final do século 18, a Bahia voltou a ser a mais rica capitania do Império Lusitano. Salvador era a segunda maior cidade do Império, atrás apenas de Lisboa, e o maior porto do Hemisfério Sul.
A magnífica Catedral Basílica de Salvador era a antiga Igreja do Colégio dos Jesuítas. A história da primeira capital do Brasil é indissociável da história dos jesuítas na América Portuguesa. Eles chegaram junto com a fundação da Cidade e foram expulsos apenas quatro anos antes da transferência da capital. Salvador era a sede da Companhia de Jesus no Brasil e seu Colégio foi meritoriamente a Primeira Universidade do Brasil.
Copyright © Guia Geográfico - Informações e Dados Históricos da Bahia
Desfile de Dois de Julho de 1866, em Salvador. Ilustração de Gavarni para o jornal francês L'Illustration Journal Universel, publicada naquele ano. O tradicional desfile comemora a vitória brasileira sobre os portugueses na Guerra pela Independência do Brasil. É o maior evento cívico da Bahia e tem grande participação popular (clique na imagem para saber mais).
Conjuração Baiana►
Catedral