Mercosul - Trab completo
Equador, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia participam como membros associados, ou seja, participam das reuniões, mas não possuem poder de voto. No entanto, o Equador já manifestou sua intenção de se tornar um membro efetivo do bloco, o que deve ocorrer nos próximos anos após a realização de ajustes em sua legislação. Além desses países, o México participa apenas como membro observador.
3 I N T R O D U Ç Ã O A instituição do Mercosul foi a mais ambiciosa ação em favor da integração econômica dos países do Cone Sul. Inicialmente, o Mercosul mostrou-se bastante promissor como mecanismo facilitador e indutor do comércio regional. A prova disso é que o volume de trocas aumentou de 8,2 bilhões de dólares americanos, em 1990, para 41,4 bilhões de dólares americanos, em 1997. Embora a fase inicial do Mercosul tenha sida bem-sucedida, a fase seguinte , a partir de 1997, foi menos animadora em razão das dificuldades econômicas dos países-membros do bloco.
No caso específico da Argentina e do Brasil, que são as duas maiores economias, vigorosas políticas econômicas liberais, associadas à adoção de câmbio do tipo crawling peg, criaram um quadro pouco favorável à integração regional devido aos crescentes déficits comerciais e ao endividamento interno e externo. A situação tornou-se circunstancialmente insustentável, levando o Brasil a mudar radicalmente sua política econômica e cambial em 1999, acarretando fortes reflexos sobre os fluxos comerciais intra-bloco. A Argentina, por sua vez, resistiu inicialmente às mudanças, mas viu-se obrigada a fazê- las num quadro econômico e social muito mais difícil, comprometendo ainda mais o processo de integração. Entre 1997 e 2003, houve retração do volume de