Merchandising
O merchandising surgiu nos cinemas a partir de 1929, ano o qual a economia americana sofria de grande crise financeira. Através do merchandising e do uso de influenciadores o governo americano influenciava a autoestima dos expectadores deste veículo.
2- Como é a forma mais correta de se fazer merchandising de acordo com a ética?
O merchandising é responsável por provocar nos consumidores do veículo o qual ele é utilizado o consumo de determinado produto ou ideia através da força de influência do conteúdo editorial e dos influenciadores os quais trabalham na sua produção. Tamanha é essa força de ação que fica, de acordo com a ética, inviável trabalhar com merchandising de produtos que não se assemelham aos gostos e características do público-alvo de determinado veículo. Por exemplo: a utilização do merchandising na novela das 20h da rede Globo por uma marca de produtos sexuais, onde nele sejam evidenciadas os diferentes produtos e características de uso pode não ser interessante tendo em vista que grande parte dos seus consumidores são crianças e adolescentes. Alem disso, de acordo com as regulamentações a respeito do merchandisign, o correto é que toda vez em que haja merchandisign, este seja de forma explícita, para que o consumidor entender o que está se passando. Porém, para que o merchadising fosse utilizado da forma correta de acordo com os conceitos de comunicação, no final de cada programa ou filme onde o produto foi inserido, coloca-se nos créditos a referência de quem foi responsável pelo merchandising. 3- Por que o uso de merchandising, por parte dos veículos de comunicação e anunciantes, precisa sempre buscar a ética?
A influência de conteúdos editoriais e até mesmo a relação do comportamento da equipe que trabalha na sua produção com os consumidores é muito forte. A Nascar, por exemplo, vê muitos de seus corredores impactando diretamente nas decisões de compra dos consumidores do esporte, os corredores se