Unidade Web - N2 - Estratégia Empresarial
É necessária uma avaliação
Porter afirma que o estado da competição num setor depende de cinco forças básicas. A potência coletiva dessas forças determina, em última instância, as perspectivas de lucro do setor. Relacione as cinco forças competitivas que definem este referencial de Porter.
Resposta Selecionada:
As cinco forças básicas que Porter afirma são:
- ameaça de novos entrantes.
- poder de barganha dos fornecedores.
- ameaça de produtos substitutos.
- poder de barganha dos clientes .
E o central:
- rivalidade entre concorrentes.
Resposta Correta:
Correta São as 5 forças competitivas do modelo de Porter utilizadas para análise externa (ambiente de negócios):
1) Novos entrantes: possibilidade de entrada de novas empresas que trazem recursos geralmente substanciais, como nova capacidade de produção e interesse no marketshare. Como consequência observa-se redução da rentabilidade das empresas já existentes decorrente de queda nos preços e aumento da demanda por insumos, o que levará a um potencial aumento nos custos.
2) Concorrentes na indústria: a rivalidade entre os concorrentes de uma indústria pode ser definida como a disputa por posição entre as empresas que já atuam em um mesmo mercado. Ela é caracterizada pelo uso de táticas como: concorrência de preços, batalha de publicidade, introdução e aumento dos serviços ou das garantias dos compradores.
3) Produtos substitutos: a identificação de produtos substitutos é conquistada através de pesquisa na busca de outros produtos que possam desempenhar a mesma função na indústria. Os produtos substitutos podem limitar ou mesmo reduzir as taxas de retorno de uma indústria ao forçarem o estabelecimento de um teto nos preços que as empresas podem fixar como lucro.
4) Compradores: os compradores competem com a indústria forçando os preços para baixo, barganhando por melhor qualidade ou mais serviços e jogando os concorrentes uns contra os outros, podendo até comprometer a rentabilidade da