analise de um excerto do memorial
analise da personagens
Baltasar
É um mutilado da guerra que, no início da obra, é apresentado como um homem rude, um marginal, capaz de matar, mas a partir do momento que conhece Blimunda, num auto de fé, no Rossio, transforma-se por amor. Baltasar Sete-Sóis vai ter um papel fundamental na execução do projeto do padre Bartolomeu.
Blimunda
É uma mulher extraordinária, dotada de poderes únicos que a fazem ver o interior das pessoas e das coisas, quando está em jejum e quando não muda o quarto da lua. Tal como o padre afirma, comparado com o seu poder, voar é coisa simples. Filha de Sebastiana Maria de Jesus que fora, pela Inquisição, condenada e degredada, por ser cristã-nova, conhece Baltasar. Com capacidades de vidente e possuidora de uma sabedoria muito própria, vai ajudar na construção da passarola e partilhar com Baltasar as alegrias, tristezas e preocupações da vida. Blimunda é uma estranha vidente que vê no interior dos corpos os males que destroem a vida e consegue recolher as “vontades” vitais que permitirão o voo da passarola do padre Bartolomeu.
Por outro lado temos a personagem Padre Bartolomeu Lourenço cujo o sonho é o de construir uma passarola voadora e por isso era conhecido e gozado como sendo “O voador”. O sonho da passarola voadora e a sua futura realidade apresentam o padre Bartolomeu como um homem que só conseguirá evitar a inquisição pela amizade que lhe tem o rei D. João V, que também possui o sonho e a esperança da máquina voadora. Ajudado por Baltasar e Blimunda.
analise do capitulo 11 este capitulo retrata a chegada do padre Bartolomeu da Holanda, este que chegando a abegoaria (sitio onde estava a passarola) fica triste com o abandono que ali estava. Entao este decide a caminho de Coimbra, passar por Mafra para contar a experiencia e a aprendizagem que teve a Baltasar e a Blimunda.
analise do excerto este excerto retrata a passagem do Padre Bartolomeu por Mafra para contar a sua