merchandising
Merchandising
Trabalho Realizado:
Filipe Pinho nº3
Patrícia Soares nº11
11ºL
Índice
Introdução
Neste trabalho iremos abordar o merchandising no desporto e os seus 3 tópicos que o definem.
O primeiro é o contexto onde está inserido e a sua definição;
O segundo é a definição de linhas de produtos em que iremos falar das fases do produto, na matriz de linha de produtos e do ciclo de vida dos produtos.
O terceiro é a estratégia de comercialização e vamos referir os critérios da escolha do local de compra, os canais e distribuição do merchandising.
Merchandising
O merchandising traduz-se na reprodução de uma imagem, ou parte dela, pertença de um clube, atleta, evento, modalidade ou empresa. O uso desta imagem pode assumir a comercialização de artigos como camisolas, chapéus, cachecóis, copos, televisões, bolachas, toalhas, bolas, bem como praticante todo o tipo de produtos que possam ser alvo de uma associação de imagem.
Para muitos o merchandising é o conjunto das atividades desenvolvidas dentro do ponto de venda e cujo único objetivo é levar à compra, enquanto outros acrescentam a comercialização de produtos que representem uma marca ou instituição.
O negócio do merchandising compreende a produção, embalagem, distribuição, promoção e venda dos produtos, não significando por isso, que seja a entidade proprietária da imagem comercializada a responsabilizar-se por todas estas áreas.
A importância de uma ferramenta como merchandising é vital principalmente s tivermos em conta que mais de metade das decisões de compra acontecem precisamente frente ás prateleiras. Por isso o merchandising é hoje em dia uma ferramenta imprescindível do plano de comunicação de qualquer produto, assim como por parte dos distribuidores que, tendo em conta a importância dos serviços desenvolvidos, criaram mesmo departamentos especializados.
Os agentes