Mercantilismo
Introdução....................................................................1
Pensamento Econômico Antigo...................................2
Inicio do Mercantilismo.................................................3
Principais Características do Mercantilismo.................4
Principais Pensadores do Mercantilismo......................5, 6 e 7
Conclusão......................................................................8
Fontes de Pesquisa........................................................9
Introdução
O Mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas, adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, com o objetivo de obter e preservar riqueza. A concepção predominante parte da premissa de que “a riqueza da nação é determinada pela quantidade de ouro e prata que ela possuí”.
A política econômica mercantilista estava voltada para três objetivos principais: o desenvolvimento da indústria, o crescimento do comércio e a expansão do poderio naval.
Pensamento Econômico Antigo
O pensamento econômico passou por diversas fases, que se diferenciam amplamente, com muitas discrepâncias e oposições. No entanto, a evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase Pré- Científica e Fase Científica Econômica.
Pré-científica
A fase pré-científica é composta por três subperíodos. A Antiguidade Grega, que se caracteriza por um forte desenvolvimento nos estudos político- filosóficos. A Idade Média ou Pensamento Escolástico, repleta de doutrinas teológica- filosóficas e tentativas de moralização das atividades econômicas. E, o Mercantilismo, onde houve uma expansão dos mercados consumidores e, consequentemente, do comércio. Como iremos tratar de um pensamento econômico que nos influencia até hoje só trataremos da fase científica.
Científica Econômica
A fase científica pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento