Mercantilismo
1152 palavras
5 páginas
MERCANTILISMO* O mercantilismo em França:
* - Mercantilismo impos-se por Colbert (1619 - 1683); * - Desencolveu as manufaturas, devido à preocupaçao das mercadorias que entravam no reino pelas maos dos holandeses; * - O mercantilismo françês ficou conhecido como Colbertismo.
* Politica de Colbert:
* - Introduziu novas indústrias, recorrendo à importação de técnicas e mão-de-obra estrangeira; * - Impulsionou a criação de grandes manufaturas -> manufaturas reais (unidades modelo de produção);
- Comercio: * - Desenvolveu a frota mercante e da marinha de guerra; * - Criou grandes companhias monopolistas seguindo o modelo experimentado pelos holandeses e ingleses.
* O sistema mercantil em Inglaterra:
- As medidas foram implementadas lentamente à medida que as dificuldades surgiam;
- Valorização da marinha e do setor comercial;
- Em Inglaterra sentia-se a concorrência holandesa, sobretudo nas áreas dos transportes marítimos e do comércio externo;
- 1651/1663 – Atos de Navegação - tinham como objetivo banir os holandeses das áreas do comércio britânico. - Criação de grandes companhias comerciais (companhia das Índias Orientais);
- Inglaterra consolidou o seu poder comercial e marítimo, passando a ter o primeiro lugar na economia internacional.
3.1.3 - O equilíbrio europeu e a disputa das áreas coloniais.
Durante o Antigo Regime, as nações europeias aceitavam a ideia de que constituíam uma comunidade regulada por um certo equilíbrio de poder, ou seja, tentava-se evitar uma potência hegemónica.
Durante dos sécs. XVII e XVIII, o equilíbrio europeu foi particularmente frágil e teve muitos conflitos, vivendo uma sucessão constante de guerras.
A partir da segunda metade do século XVII, as motivações económicas surgiram da maior parte desses conflitos, tornando-se uma prioridade política dominar nos mercados, visto que se vivia uma época de grande desenvolvimento do Capitalismo comercial.
Uma vez