mercantilismo
17/09/2012
EEEM Dom José Elias Chaves
Docente: Zélia
Discentes: Carlos Alberto, Guerolineck, Karla, Jheferson e Silvio Cesar
Turno: Matutino
Turma: 1º A
Industrialização, Protecionismo alfandegário e Pacto colonial
Pacajá-PA
17/09/2012
Introdução
Neste breve trabalho iremos expor sobre algumas das características do mercantilismo sendo elas: a industrialização o protecionismo alfandegário e o pacto colonial, e a partir das informações aqui expostas poderemos ter uma idéia do que foi o mercantilismo e qual foi a sua importância durante os séculos XV ao XVIII.
Pacajá-PA
17/09/2012
Industrialização, Protecionismo alfandegário e Pacto Colonial
A industrialização se baseava na seguinte idéia: governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros.
Já o protecionismo alfandegário era quando o governo de uma nação deve aplicar uma política protecionista sobre a sua economia, favorecendo a exportação e desfavorecendo a importação, sobretudo mediante a imposição de tarifas alfandegárias. Incentiva-se, portanto, a balança comercial positiva com outras nações. Eram criados impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria e manufaturas nacionais e também evitar a saída de moedas para outros países.
O pacto colonial se dava quando as colônias européias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial.
Conclusão
Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. O