Mercados
Programa de Graduação em Administração
Nathália Viçoso de Miranda
Resenha: Mercosul
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO
1.1 Regionalização e Globalização
O Mercosul tem seus antecedentes no processo de aproximação comercial brasileiro –argentino , em iniciativos como protocolo de Expansão Comercial (PEC) como Uruguai e no tratado de Itaipu com o Paraguai. Igualmente, motivações de ordem Politica – como o arquivamento dos regimes militares na região e o advento da democracia – foram essenciais para o lançamento do Mercosul .
Que circunstancias internacionais mais amplas , que transcendem nossa região, seria, relevantes para a compreensão do Mercosul?
A Globalização acontece quando por ex, uma empresa americana produtora de geladeiras que antes fabricava todas as partes e peças de seu produto , deixa de produzir os compressores , e passa a importa-los de uma empresa de Taiwan, deixa de produzir a lâmpada interna , e passa a importa lá para a Colômbia, deixa de produzir as grades e passa a importa-las da Tailândia e deixa de fazer seu próprio design , passando a importa-lo da Itália.
A globalização é portanto um fenômeno do processo produtivo , do movimento de capitais e dos fluxos do comércio. Todas essas dimensões do fenômeno se superpõe e se reforçam mutuamente.
Paralelamente, constatamos o fenômeno do Regionalismo. A manifestação mais concreta e exitosa desse fenômeno é sem duvida , a União Europeia, que desde seus primórdios inspirou iniciativas semelhantes em outras regiões, como ocorreu com a ALALC. Foi porém, na segunda metade da década de 80 e inicio dos anos 90 que os sistemas regionais de integração ganharam impulso. Nessa época, surgiram ou se fortaleceram o Acordo de Livre Comércio Estados Unidos – Canadá (que mais tarde se ampliaria para forar o NAFTA.) Já a Regionalização é uma globalização em miniatura. Cada