Mercados Financeiros
Não, o conjunto de empresários deve ir ao BACEN. Só ele pode efetuar a liberação ou não de uma nova instituição financeira. O CMN não atua no mercado financeiro ,só regula, da às instruções para o BACEN
2. O Banco Central do Brasil na qualidade de entidade supervisora do sistema financeiro está diante de uma situação em que um banco apresentou fraude contábil para demonstrar um lucro inexistente. Estima-se que o prejuízo escondido esteja em torno de R$ 6 bilhões. Cite alguns procedimentos que o Banco Central poderia adotar para contornar este problema.
3. O teto para a meta de inflação definido pelo CMN é de 6,0% ao ano e ao que tudo indica este teto deve ser superado em pelo menos 1,0%. Diante deste cenário, o que se deve esperar para a próxima reunião do COPOM? Explique sua resposta.
4. O Banco Central do Brasil aprovou uma nova circular (3.715) que altera de 50,0% para 60,0% o volume de depósitos a prazo que poderão ser emprestados ao mercado. Assim, reduziu-se o depósito compulsório para 40,0% do total de depósitos a prazo. Qual o provável objetivo para esta medida? Explique.
5. O que o CMN está sinalizando para o mercado quando define uma meta para o IPCA?
6. Caso o Bacen perceba uma rápida desvalorização do Real frente ao Dólar que possa comprometer o equilíbrio do sistema financeiro, qual provável atitude o Bacen deve tomar?
7. Uma empresa que deseja atuar no mercado como DTVM precisaria de quais autorizações? Lembrando que a DTVM é considerada com características de instituição financeira e ao mesmo tempo atua na distribuição de títulos e valores mobiliários.
8. Suponha que você seja um consultor financeiro e que está auxiliando uma empresa na busca