Mercados Financeiros e a relação LM
Comente a indagações abaixo, com luz na teoria e a praticidade das políticas macroeconômicas do BACEN Qual o papel da política monetária? Porque é que o Banco Central tem o controle total sobre a condução da política monetária? Em sua opinião, a condução da política monetária com o objetivo de manter inflação a 5,5% deve manter-se no contexto atual? Justifique.
O papel da política monetária é controlar a quantidade de moeda em circulação, as taxas de juros e o crédito disponível no mercado visando administrar a liquidez do sistema econômico. O Banco Central, como uma das principais autoridades monetárias do país, é a instituição responsável pela implementação da política monetária estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, através do COPOM (Comitê de Política Monetária), que é composto pelo seu presidente e seus diretores. Além da definição da taxa de juros básica da economia (Selic) e seu viés, o COPOM também é responsável por controlar a inflação, ou seja, manter o poder de compra da população.
A divulgação da inflação de 2013 em 5,91%, acima das expectativas do mercado, gera uma perspectiva de que o índice de 2014 seja ainda maior.
O governo não vai suportar manter a intervenção dos preços administrados, como o da gasolina, por muito mais tempo. A Copa do Mundo no Brasil também implica em um provável aumento dos preços. Outro fator bastante relevante é o fato de ser um ano eleitoral, que gera incertezas e a possível desvalorização do câmbio.
Acredito que o governo ainda irá intervir com o aumento das taxas de juros, mais é pouco provável que o IPCA consiga ser mantido no mesmo nível de 2013.
A previsão dos analistas é de uma taxa Selic de 11,25% no final do ano de 2014, e a estimativa da inflação passou de 5,89% para 5,93% após a divulgação dos números de 2013.
Apesar de mais distante da meta estabelecida para o IPCA em 2014 de 4,5%, o viés de 2% ainda mantém o valor dentro da tolerância.
Controle da